Aves vítimas do tráfico, como trinca-ferros e tico-ticos rei, se preparam para retorno à natureza

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) divulgou, nesta segunda-feira (7), que cerca de 25 aves silvestres vítimas do tráfico se preparam para retornar à natureza. Elas foram encaminhadas na última semana ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Divinópolis.

O grupo de 25 aves inclui espécies como trinca-ferros e tico-ticos de cabeça vermelha, foram encontradas em condições extremamente precárias, sendo transportadas em caixas de leite, sem qualquer ventilação, alimento ou água. Outras 8 aves não resistiram ao resgate.

Segundo o órgão, apesar da situação crítica em que foram encontradas, os técnicos do centro de triagem avaliaram que os animais têm boas chances de recuperação.

“Elas já estavam em fase adulta e foram capturadas recentemente, o que facilita o processo de reintegração à natureza após a reabilitação”, explica o coordenador do Cetras Divinópolis, Sotero José Greco Guimarães.

Após o período de recuperação, que pode exceder os 45 dias, segundo o Ibama, as aves que estiverem aptas serão devolvidas à natureza por meio do Projeto Asas (Áreas de Soltura de Animais Silvestres).

Itatiaia