Mineradora que bateu recorde de produção em 2025 após retomada, a Samarco, em parceria com o SENAI Minas Gerais, abriu inscrições para o Programa Aprendiz 2026.1, nesta edição exclusivo para mulheres residentes em Mariana e Ouro Preto. O objetivo é oferecer formação técnica e prática para jovens de 17 a 19 anos, com a proposta de ampliar o acesso ao mercado de trabalho.
Ao todo, são 40 oportunidades disponíveis no complexo industrial de Germano. As vagas estão divididas igualmente entre dois cursos:
- Eletricista de Manutenção – 20 vagas. O curso abrange instalação e manutenção de sistemas elétricos de baixa tensão, máquinas e equipamentos, seguindo normas de qualidade, meio ambiente e segurança.
- Mecânica de Manutenção de Máquinas Industriais – 20 vagas. O curso envolve operação e manutenção de equipamentos industriais, de acordo com especificações técnicas e padrões de segurança.
A formação terá dois ciclos: um ano de teoria no SENAI de Mariana e mais um ano de prática na unidade industrial de Germano.
Requisitos
As vagas são destinadas a mulheres nascidas entre setembro de 2006 e dezembro de 2008, que completem 18 anos até o fim de 2026. É necessário estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Candidatas com curso técnico ou superior concluído ou em andamento não poderão participar.
Durante o período teórico, as participantes terão jornada de 4 horas diárias, com bolsa de R$ 759, além de vale-transporte, seguro de vida e uniformes. Na fase prática, a carga horária será de 6 horas, com bolsa de R$ 1.138,50, transporte fretado, seguro de vida, restaurante interno, assistência médica e uniformes.
Processo seletivo
A seleção será feita em cinco etapas:
- Prova de conhecimentos específicos;
- Dinâmica de grupo;
- Avaliação e entrevista psicológica;
- Exame médico;
- Matrícula e admissão.
O contrato terá início em janeiro de 2026. As inscrições estão abertas até 30 de setembro no site trabalheconosco.vagas.com.br/samarco/oportunidades.