Prefeitura de Itabira identifica contaminação no canal da Carlos Drummond de Andrade

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMAPA), identificou na manhã desta quinta-feira (4), a origem do vazamento de efluente oriundo da atividade de mineração na rede de drenagem da Avenida Carlos Drummond de Andrade, no bairro Penha.

A equipe de técnicos ambientais foi acionada às 10h30, após moradores e trabalhadores de estabelecimentos próximos ao cruzamento com a Rua Santana relatarem a presença de fumaça saindo do canal da avenida, acompanhada de um cheiro intenso que causou irritação nos olhos e na boca de pedestres. Técnicos da SEMAPA realizaram vistoria preliminar em toda a extensão da via e áreas adjacentes.

Durante apuração, a equipe técnica percorreu os bairros Penha, Vila Paciência e, posteriormente, os técnicos entraram na área da mineradora, nas proximidades da entrada da Mina do Cauê e constataram a origem do vazamento, proveniente da área operacional da mineradora localizada na região.

A Secretaria esclarece que todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população e a proteção ambiental estão sendo adotadas, além de determinar em breve as medidas cabíveis de compensação ambiental por parte da mineradora.