Compra de veículos e computadores faz parte do Acordo de Reparação Integral selado entre Vale, Estado de Minas Gerais e instituições de justiça
Como parte do Acordo de Reparação Integral firmado entre Vale, Estado de Minas Gerais e instituições de justiça foi concluída a entrega de 200 caminhonetes e 479 computadores para estruturação da Defesa Civil em municípios mineiros. A aquisição faz parte do Termo de Compromisso (TC) assinado pela Vale, Ministério Público de Minas Gerais e governo estadual, que prevê aquisições e transferência de bens na ordem de R$96 milhões e integra o conjunto de ações compensatórias para o estado de Minas Gerais em decorrência do rompimento da barragem B1, em Brumadinho.
Para a esfera estadual, o TC, de natureza compensatória, também inclui a renovação de mobiliários e equipamentos de audiovisual para modernização de salas de aula e biblioteca na sede estadual da Defesa Civil. Além disso, dois caminhões-tanque para resgate, estão previstos para serem entregues no primeiro semestre de 2022.
Os municípios contemplados para essa estruturação ainda estão sendo selecionados e classificados por meio de critérios técnicos estabelecidos pelo edital de Chamamento Público nº 01/2021 – GMG/CEDEC. Os bens e serviços disponibilizados foram escolhidos por representantes do órgão, com cronograma previamente estabelecido.
Além da Defesa Civil, o Acordo de Reparação Integral também inclui um TC para compensação ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no valor de R$ 71 milhões para compra de equipamentos de resgate, telecomunicação e veículos. A aquisição desses bens ainda está em fase de detalhamento, para garantir uma melhor aplicação dos recursos.
Além dos veículos, a empresa doou mais de 7 mil equipamentos às corporações, financiou cursos de capacitação para todos os 6 mil bombeiros militares do estado e reformou instalações, como as do Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística e a Academia de Bombeiros.