A equipe Avant, formada por estudantes da Escola de Engenharia e do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, conquistou o primeiro lugar na competição EletroQuad SAE Brasil 2025, realizada neste mês de junho, em São José dos Campos (SP).
O grupo, fundado em 2017 por estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial, nasceu com o objetivo de desenvolver veículos aéreos não tripulados (Vants) para participar de competições universitárias nacionais e internacionais. Hoje a equipe conta com 19 integrantes de diferentes cursos, divididos em duas áreas técnicas: Mecânica e Eletrônica.
No EletroQuad SAE Brasil 2025, sob a orientação do professor da Escola de Engenharia, Oscar Ricardo Sandoval, a equipe enfrentou uma série de desafios técnicos, divididos em três fases, como apresentações orais, relatórios e vídeos.
Navegação inteligente, visão computacional e precisão foram alguns dos critérios exigidos nas avaliações dos drones, além de reconhecimento de figuras geométricas no solo e pouso exato em bases específicas.
Segundo a UFMG, a vitória coroa o apoio e o incentivo da própria Escola de Engenharia, além do patrocínio do laboratório Lips, coordenado pelos departamentos de Física e de Ciência da Computação, e do Centro de Tecnologia da Mobilidade.