Pancadas de chuva: fenômeno típico do verão

Bombeiros em um barco procurando vítima em Antônio Dias
Buscas pelo adolescente de 12 anos, desaparecido depois das fortes chuvas em Antônio Dias (foto: CBMMG/Divulgação )

Uma nova zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se formar, segundo informações do Climatempo. O fenômeno influencia diretamente a ocorrência de pancadas de chuva em toda a Região Sudeste. Em Minas Gerais, as regiões Centro-Oeste, Sul, Zona da Mata e do Triângulo estão sob alerta para fortes pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Segundo o instituto, há também risco de raios e rajadas de vento.

De acordo com meteorologistas do Climatempo, a ZCAS é um sistema meteorológico que ocorre geralmente no verão no Brasil. Esse fenômeno se forma devido a uma região de alta umidade que interage com ventos de vários outros sistemas meteorológicos atuantes ao mesmo tempo, provocando fortes chuvas.

Antônio Dias

A festa foi cancelada em respeito às vítimas do deslizamento de talude que matou três pessoas e deixou uma criança desaparecida na madrugada de domingo (25/12), no povoado de Vila do Carvalho.
“Peço a compreensão de você de Antônio Dias, estamos suspendendo temporariamente a nossa comemoração do réveillon. É momento de rezar, agradecer a Deus pelas pessoas que sobreviveram dessa tragédia”, disse o prefeito no anúncio.
Nessa quarta-feira (28/12), o Corpo de Bombeiros deu início ao quarto dia de buscas pelo menino Luan, de 12 anos, que segue desaparecido.
Em boletim divulgado ontem, a Defesa Civil de Minas Gerais atualizou o número de cidades que estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas no estado. Agora, 110 municípios compõem essa lista. As cidades de Padre Paraíso, Poté e Antônio Dias integram a lista na última atualização.

Com Estado de Minas