O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana publicou uma nova portaria que abre processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais em diferentes funções. A seleção visa suprir a demanda de atendimento dos serviços públicos essenciais, especialmente nas áreas de saneamento, operação e fiscalização.
As inscrições estarão abertas de 20 a 31 de outubro de 2025, e os interessados deverão seguir as orientações disponíveis no site oficial do SAAE Mariana (https://saaemariana.mg.gov.br), onde também estão listados os requisitos, prazos e etapas do processo.
Cargos disponíveis
O edital prevê oportunidades para os seguintes cargos:
- Ajudante de Saneamento
- Calceteiro
- Encanador
- Fiscal
- Operador de Máquinas Pesadas
- Técnico em Edificações
- Técnico Operacional ETA/ETE (Estações de Tratamento de Água e Esgoto)
- Técnico Químico
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Essas contratações são voltadas a reforçar as equipes operacionais e técnicas do SAAE, garantindo o funcionamento contínuo dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manutenção urbana.
De acordo com a portaria, o processo seletivo será regido por critérios técnicos e supervisionado pela equipe jurídica da autarquia, que poderá ser acionada em caso de omissões ou dúvidas. A vigência da comissão e de seus membros será mantida até a conclusão do processo seletivo, conforme previsto no documento.
Critérios de seleção ainda não foram detalhados
Um ponto que chama atenção no edital é a ausência de informações claras sobre os métodos de seleção e classificação dos candidatos.
De acordo com a Portaria nº 236, a Comissão de Seleção será responsável por “seleção e julgamento do processo seletivo simplificado”, além de “promover e fiscalizar a aplicação do edital onde conterá todas as questões pertinentes ao processo.
Ver também

Entretanto, o documento não especifica se haverá provas, análise curricular, entrevistas ou outro tipo de avaliação, deixando em aberto como se dará o processo classificatório e quais critérios serão utilizados.
Acesse aqui a portaria com mais informações.