SÃO GONÇALO TERÁ GUARDA CIVIL MUNICIPAL

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo instituiu a Guarda Civil Municipal. A Lei 2.248, que institui propriamente a Guarda já é realidade. O Plano de Cargos e Salários, Lei Complementar nº 2253 foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última semana. E, em breve, a prefeitura realizará concurso para o preenchimento dos cargos de Comandante da Guarda, Corregedor da Guarda e Guarda Civil Municipal, somando 32 vagas.

Guarda Civil Municipal deverá atuar de forma permanente em ações de proteção constante da população

Os cargos da Guarda Civil Municipal dependerão da aprovação em concurso público de provas e/ou provas e títulos, realizados em três fases distintas e eliminatórias.

A primeira fase será provas e/ou provas e títulos; 2ª fase; aferição da sanidade física e mental, através de exames de saúde e psicotécnicos, segundo padrões utilizados na seleção de pessoal de entidades similares ou congêneres e a 3ª fase: frequência e aproveitamento em curso intensivo de formação, treinamento e capacitação física para o exercício do cargo, ministrado por entidade conveniada e segundo as normas desta. Os salários iniciais variam entre R$2.500,00 a R$3.183,47.

Entre as atribuições dos cargos estão: atuar, preventiva e permanentemente, no território do município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais, dentro das suas atribuições em especial de forma integrada com os órgãos de segurança pública.