Universidade Federal de Itajubá (MG) moderniza datacenter com apoio da WDC Networks e Redes Tecnologia

Parceria bem-sucedida entre empresas de TI viabiliza projeto de retrofit na Instituição federal de ensino, eliminando problemas de superaquecimento e indisponibilidade do datacenter

O sistema de climatização de um datacenter é crucial para o bom funcionamento de uma infraestrutura de TI, que envolve armazenamento, servidores, switches e outros equipamentos dependentes de energia 24×7. Essa era a principal necessidade da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – MG), quando em outubro de 2022 abriu licitação para um projeto de retrofit do sistema de climatização do seu datacenter. A empresa Redes Tecnologia, vencedora da concorrência, contou com a parceria da WDC Networks como fornecedora de equipamentos e projeto consultivo.

Segundo Rêmulo Maia, diretor de operações da Redes Tecnologia, contar com a expertise e a disponibilidade da WDC Networks na formatação do projeto foi fundamental para viabilizar o trabalho. “Além de um portfólio completo de equipamentos para datacenters, a WDC oferece consultoria especializada para a construção de datacenters robustos e profissionais”, diz.

Na esteira da Inovação e Sustentabilidade

A Universidade Federal de Itajubá é uma instituição pública federal localizada no estado de Minas Gerais, com campi nas cidades de Itajubá e Itabira. A Instituição oferece cursos nas áreas de Engenharia Elétrica – com um dos melhores institutos de pesquisa na área de sistemas de potência da América Latina – Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle & Automação e Engenharia da Computação (curso que figura entre os melhores do país).

Em 2013, a Universidade recebeu o prêmio Sparks Award Brasil, da Microsoft, como a melhor instituição de ensino empreendedor do Brasil. Também é considerada a 8ª universidade brasileira mais sustentável de acordo com a GreenMetric, iniciativa da Universitas Indonésia que ranqueia as principais universidades do mundo em sustentabilidade ambiental. A proposta para o Campus de Itabira é de ser uma universidade essencialmente inovadora e tecnológica, com ensino e pesquisa voltados às demandas atuais e futuras de mercado, incentivo ao empreendedorismo e comprometimento com o desenvolvimento local.

Isso explica a razão da necessidade da entidade de dispor de um datacenter moderno e equipado com as melhores tecnologias para processar, armazenar e tratar grandes volumes de dados em uma era de crescimento contínuo da digitalização de documentos e práticas de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa).

“Uma das dores da coordenação de TI era justamente o problema de temperatura, uma vez que a climatização estava aquém da necessidade do datacenter, deixando os gestores de TI da instituição em constante estado de alerta”, destaca Maia, reforçando a importância do projeto de retrofit do sistema de refrigeração do datacenter.

Operação ininterrupta com apoio da IA

Para adequar o projeto ao orçamento (de acordo com o portal da universidade, 1,6% da verba anual é investida em despesas com obras e instalações, equipamentos e material permanente e serviços de tecnologia da informação), a Redes Tecnologia priorizou a refrigeração como passo inicial da reforma do datacenter. Com base no portfólio da WDC Networks, a integradora optou pelos equipamentos inteligentes da fabricante Huawei, adquiridos da WDC com modelo comercial mais competitivo.

Segundo o diretor comercial da Redes Tecnologia, Daniel Gomes, a substituição dos antigos equipamentos de climatização (split tipo conforto), insuficientes para suportar uma demanda de dados crescente, não causou impacto nos custos operacionais da Universidade, que é reconhecida como exemplo de sustentabilidade, pois já mantém uma usina fotovoltaica para atender às necessidades do campus onde está localizado o datacenter. “A implantação de uma nova infraestrutura de climatização permitiu a requalificação do datacenter da UNIFEI para Tier II (redundância N+1), destaca.

Na ponta da solução, a UNIFEI contabiliza ganhos com a disponibilidade ininterrupta do datacenter, que não precisou mais ser desligado para resfriamento, especialmente nos dias mais quentes ou de maior demanda, além de escalabilidade para dados e aplicações. De acordo com Pablo Marques, Coordenador de Telecomunicações da Universidade Federal de Itajubá, a implantação do sistema de refrigeração de precisão automatizado com recursos de Inteligência Artificial mantém o datacenter com temperatura constante, identificando quando é necessário aumentar ou reduzir o resfriamento.

Ele acrescenta que os planos são seguir com a modernização das instalações, renovando hardware e software. “Já conseguimos alcançar expressiva melhora com a reforma do sistema de climatização. Agora o objetivo é prosseguir com a otimização da nossa estrutura de dados em médio prazo”, finaliza.

Sobre a Redes Tecnologia

A Redes Tecnologia nasceu em 2003, a partir da necessidade de profissionalizar as ações relacionadas a cabeamento estruturado no sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, observadas pelos professores Rêmulo Maia Alves e André Zambalde, ambos pertencentes ao departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras – MG. A companhia focaliza a busca incessante por conhecimento e inovação, características que permeiam ao time de colaboradores composto por profissionais especializados nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica e Gestão. Hoje a empresa atua com abrangência nacional para atendimento de suporte e projetos de infraestrutura crítica de TI.

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks – empresa de tecnologia focada nos setores de Telecomunicações, Energia Solar e Enterprise (Áudio & Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança Eletrônica, Automação e TI) – está listada na B3 no mais alto segmento de governança corporativa. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (hardware e software as a service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens que comercializa, conta com parcerias estratégicas com fornecedores internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e está presente em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 50 marcas.